Alimentação

Tal como nós humanos temos diferentes metabolismos, necessidades alimentares e preferências, também os nossos animais!

A dieta de um Ouriço Pigmeu Africano pode consistir de carne (branca), comida de gato (também de aves) de preferência seca, vermes da farinha (Tenébrios/Mealworms, vivos ou mortos) e também algumas frutas e vegetais.

 Acredita-se que as necessidades alimentares para o Ouriços Pigmeu Africano sejam:

- Alto teor de proteínas;

- Fibra (pequena quantidade de fruta/vegetais frescos)

- Baixo em gordura;

- Baixo em ferro.

A dieta base deve consistir em biscoitos de gato secos. Pode-se comprar comida (seco e húmido) em algumas lojas de animais específicas para ouriços-cacheiros, mas este não se destina aos Pigmeus, mas sim aos Europeus. Sendo demasiada calórica para os nossos pequenos amigos. Muitos donos misturam a comida de gato seco com um pouco de húmida (3/4 seco e ¼ húmido).

Quando for a escolher comida para o seu ouriço, pergunte primeiro ao criador o que este lhe estava a dar.

É uma grande mudança para um ouriço o afastamento da sua família e ambiente, por isso quando passar para sua casa é boa ideia alimenta-lo com comida a que esteja habituado e manter alguma normalidade na sua “vidinha” para reduzir o stress. Assim que o seu ouriço esteja habituado a si e á sua nova casa, pode começar (se achar necessário) a mudar lentamente a sua dieta.

Os biscoitos de gato secos são uma boa escolha, pois para além de fazerem bem aos dentes (evitando tártaro e outras patologias) têm como principal ingrediente carne. Não compre biscoitos à base de Vaca ou Peixe, não é seguro para eles!

Veja nas etiquetas as percentagens de gordura (que devem rondar entre 10% a 15%) e de proteínas (que deve ser no mínimo 30%).

Para além dos secos pode dar uns "miminhos" algumas vezes por semana. Veja a lista de alimentos seguros e perigosos para o seu amigo.

 

 

 

 

 

 

Alguns ovos mexidos são também um petisco, mas nunca junte ou dê leite, pois os Ouriços Pigmeus Africanos são intolerantes à lactose.

O seu amiguinho vai com certeza adorar tenébrios e grilos pequenos. Se por acaso preparar alguma refeição especial para o seu amigo (por exemplo uma mistura de secos com fruta e húmidos) não a deixe muito tempo pois pode-se estragar-se e provocar uma intoxicação alimentar no seu animal. Há quem alimente uma ou duas vezes ao dia, pergunte quando e quanto estava o seu ouriço habituado a comer.

 

Atenção! Ouriços com excesso de peso podem ter sérios problemas da saúde. Consegue-se identificar um ouriço obeso quando este tiver duplo-queixo, sovacos amarelados, pregas de gordura até aos joelhos.